Machado de Assis „O conto e o segredo do carácter” com base no conto “A causa secreta”


Term Paper, 2007

8 Pages, Grade: 2,0


Excerpt

Conteúdo

1. Introdução

2. Biografia de Machado de Assis

3. “O conto e o segredo do carácter"

4. Bibliografia

1. Introdução

Machado de Assis é considerado por muitos o maior escritor brasileiro. Era poeta, dramaturgo, cronista e ensaísta, mas foi sobretudo com os seus contos que mais se distinguiu.

Paul Dixon vê nos contos machadianos “uma glorificação do estranho e do inesperado...Um sentido de mistério penetra grande parte da obra de Machado de Assis." (Paul Dixon: p.10) Este “sentido de mistério" surge no conto A causa secreta , na forma do segredo do carácter da personagem principal.

A seguir analisarei o conto de forma a ilustrar a questão do segredo do carácter, mas primeiro começo com uma biografia de Machado de Assis.

2. Biografia de Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no morro do Livramento, no Rio de Janeiro (Brasil), o dia 21 de Junho de 1839. Era filho do pintor e dourador Francisco José de Assis e da lavadeira Maria Leopoldina Machado de Assis, portuguesa, natural da ilha açoriana de São Miguel. Cedo ficou Joaquim Maria, hoje em dia mais conhecido como Machado, órfão de mãe e o seu pai casou com Maria Inês.

Depois de ter aprendido as primeiras letras, Machado foi caixeiro de uma papelaria e depois tipógrafo. Aos 16 anos publicou na Marmota Fluminense o seu primeiro poema: Ela. A seguir trabalhou como revisor, antes de se tornar ajudante do director do Diário Oficial , em 1867. No mesmo ano casou com Carolina Augusta Xavier de Novais, natural do Porto e irmã do poeta Fausto Xavier, radicado no Brasil. Naquela altura Machado de Assis já colaborava assiduamente em vários jornais cariocas. Em 1872 publicou Ressurreição, o seu primeiro romance. Dois anos mais tarde foi nomeado primeiro-oficial do Ministério da Agricultura, Viação e Obras Públicas, realizando uma carreira brilhante nos serviços públicos que o levou, em 1892, ao posto de director-geral da Viação.

No fim de 1896 fundou, com outros escritores, a Academia Brasileira de Letras, da qual se tornou presidente um ano mais tarde, cargo que ocupou até à sua morte, em 29 de Setembro de 1908.

3. “O conto e o segredo do carácter"

O conto “ A causa secreta", publicado em 1896, no livro “Várias histórias", descreve a relação entre o médico Garcia, o capitalista Fortunato e a sua mulher, Maria Luísa.

Mas escruta também o segredo do carácter de uma destas três personagens, neste caso é a perversão de Fortunato que observa o sofrimento de pessoas ou animais com fascínio. Ele é uma demonstração de um caso patológico, o sadismo.

Machado de Assis escreve a história na voz narrativa de um tipo especial, chamado “terceira pessoa limitada". “ Mas o ponto de vista da terceira pessoa não modifica o facto de que a visão do leitor é filtrada sempre através da visão de um personagem." - (Paul Dixon: p.66) Esta personagem é quase sempre o Garcia ( “Fortunato observa, Garcia observa Fortunato observando, e uma terceira pessoa observa Garcia observando Fortunato observando. O olhar do narrador encerra o olhar de Garcia, que por sua vez encerra o de Fortunato" - Paul Dixon: p.66), excepto na última cena, quando inverte a relação e o Garcia está sendo observado por Fortunato.

Garcia encontrou-se com Fortunato pela primeira vez à porta de uma casa ( “Fez-lhe impressão a figura;" -Machado de Assis: p.201) e poucos dias depois de novo no teatro. ( “...apareceu ali Fortunato, e sentou-se ao pé dele."- Machado de Assis: p.202) Garcia observou Fortunato e reparou num comportamento estranho dele ( “Nos lances dolorosos, a atenção dele redobrava, os olhos iam avidamente de um personagem a outro..." - Machado de Assis: p.202) Machado de Assis alude nesta cena pela primeira vez à perversão de Fortunato a qual Garcia ainda não pode perceber e estabelece a chamada “terceira pessoa limitada". (“ ...um padrão, que será repetido numerosas vezes no conto: o de Garcia, observando Fortunato, que por sua vez está a observar algo." - Paul Dixon: p.63)

[...]

Excerpt out of 8 pages

Details

Title
Machado de Assis „O conto e o segredo do carácter” com base no conto “A causa secreta”
College
University of Lisbon
Grade
2,0
Author
Year
2007
Pages
8
Catalog Number
V160655
ISBN (eBook)
9783640741243
ISBN (Book)
9783640741380
File size
399 KB
Language
Portugues
Keywords
Machado, Assis
Quote paper
Sebastian Knoth (Author), 2007, Machado de Assis „O conto e o segredo do carácter” com base no conto “A causa secreta” , Munich, GRIN Verlag, https://www.grin.com/document/160655

Comments

  • No comments yet.
Read the ebook
Title: Machado de Assis „O conto e o segredo do carácter”  com base no conto  “A causa secreta”



Upload papers

Your term paper / thesis:

- Publication as eBook and book
- High royalties for the sales
- Completely free - with ISBN
- It only takes five minutes
- Every paper finds readers

Publish now - it's free