A civilização maia foi uma das mais importantes culturas pré-columbianas na Mesoamérica. Digno de ser mencionado é sobretudo o seu único sistema de escrita, a arquitectura e os sistemas astronômicas.
Hoje em dia, a maioria das pessoas no mundo só pensam relacionadas com os maias nos calendários populares e na tese do fim do mundo em 2012. Isto é a imagem dos media. Contudo, há muito mais de dizer.
O trabalho presente vai dedicar-se nem o sistema calendário nem a ideia do fim do mundo. Esta temática ultrapassa o âmbito do trabalho.
As exposições seguintes sobre o mundo dos maias, a descoberta e a história devem servir como vista geral e introdução na temática. As informações são tiradas do livro „Die Maya. Geschichte – Kultur – Religion.“ de Berthold Riese.
Nessa base, queria elucidar o colapso dos centros dos maias na planície central. Em base de várias fontes de autores diferentes vou discutir a questão central: Como pôde acontecer que uma civilização tão sofisticada como os maias acaba de existir?
Inhaltsverzeichnis
- Introdução
- O mundo dos maias
- Descoberta
- História
- A decadência da civilização maia
Zielsetzung und Themenschwerpunkte
Este trabalho visa analisar o colapso da civilização maia, explorando as causas e os fatores que levaram ao declínio desta cultura milenar. O objetivo principal é entender como uma civilização tão avançada e sofisticada chegou ao fim, utilizando uma análise multifacetada e baseando-se em diversas fontes bibliográficas e históricas.
- Aspectos geográficos e ambientais do território maia.
- Aspectos sociais e culturais da civilização maia.
- O desenvolvimento e o declínio da civilização maia.
- Fatores que contribuíram para o colapso da civilização maia.
- Análise crítica das diferentes teorias sobre o colapso maia.
Zusammenfassung der Kapitel
Introdução
A introdução aborda a importância da civilização maia como uma das mais importantes culturas pré-colombianas na Mesoamérica. Destaca-se o seu sistema de escrita, a arquitetura e os sistemas astronômicos. O trabalho se concentra em elucidar o colapso dos centros maias na planície central, utilizando diversas fontes para discutir como uma civilização tão sofisticada chegou ao fim.
O mundo dos maias
Este capítulo descreve o território antigo dos povos maias, incluindo sua localização geográfica, a vegetação, a geologia e a hidrografia. A localização abrange a península Yucatán, Chiapas, Guatemala, El Salvador e Honduras, com diversas características geográficas e geológicas que influenciaram a vida dos maias.
Descoberta
Este capítulo aborda a história da descoberta das ruínas maias, desde o final do século XVIII. Descreve as primeiras pesquisas e os trabalhos de campo realizados por exploradores como Lloyd Stephens e Frederick Catherwood. Também destaca a importância da fotografia e o desenvolvimento da documentação visual das ruínas maias.
Schlüsselwörter
Os principais termos e conceitos abordados neste trabalho incluem: civilização maia, colapso, Mesoamérica, sistema de escrita, arquitetura, sistemas astronômicos, geologia, hidrografia, vegetação, descoberta, arqueologia, antropologia, cultura pré-colombiana, declínio, fatores socioculturais, fatores ambientais.
- Quote paper
- Luciana K.haotica (Author), 2011, O colapso da civilização maia, Munich, GRIN Verlag, https://www.grin.com/document/176647