Globalização hoje em dia

As suas formas nos aspectos culturais e comunicacionais e o impacto sobre a percepção de "global" e "local"


Essay, 2010
8 Pages, Grade: 2,3

Excerpt

Índice

1. Resumo

2. Introdução

3. Tudo global – tudo igual?
3.1. A internet e a sociedade em rede
3.2. Uma cultura global só?

4. Conclusão

5. Bibliografia

1. Resumo

Neste trabalho temático eu vou abordar alguns aspectos quanto às formas mais “moles” do que as económicas e políticas da globalização, ou seja os impacotos comunicacionais e participantes e portanto culturais dela. Para isso pretendo descrever as novas formas de meios de comunicação também como a preponderância da cultura popular ocidental atualmente “em vigor” e se esses fenómenos resultam numa tendência de as culturas locais passarem para o segunda plano em troca de uma forma globalmente única.

Palavras-chave: globalização, internet, comunicação, cultura pop, global, local

2. Introdução

As transformações rápidas que têm vindo a ocorrer à escala mundial nas esferas da economia, da política, da cultura, da comunicaç­ão, da tecnologia e das relações entre as pessoas s­ão conhecidas genericamente pelo termo globalização, palavra muito usada por praticamente cada pessoa que se refere a qualquer mudança ou evento (muitas vezes sentidos como inquietantes) contemporâneos com impacto significante sob as condiç­ões do local respectivo. Esses processos de mudança, particulares em cada contexto sociocultural, s­ão simultaneamente global e quase irreversíveis.

Mas quando queremos clarificações mais profundas desses processos chamados mundialização, como também é referida, do que as ouvidas nos meios de comunicação social, começa a ser necessária uma observação mais aprofundada das causas e dos efeitos, sobretudo relacionado a fenómenos mais específicos. Neste relatório temático quero abordar os pontos de vista sociológicos acerca de um foco menos tratado do que os dois aspectos “clássicos” da política e essencialmente da economia (seja numa perspectiva sociológica ou outra). Darei enfoque à questão das mudanças na forma de comunicação por causa do desenvolvimento enorme da tecnologia da informação; os efeitos dela que se manifestam em aparições culturais (globais ?) e assim uma nova concepção sobre o que pode ser entendido em “global” e “local”, sobretudo causada pelos media. Tudo isso está ligado entre si e influencia mais e mais nossas percepções assim como a nossa percepção geral da vida de uma maneira crucial.

Para tal eu pretendo abordar obras de vários autores lusófonos, isto é Boaventura de Sousa Santos (2005), Ricardo Campos (2008) e ainda José Alberto de Vasconcelos Simões (2008) que trabalharam nesses assuntos ligados à globalização, assim como os autores citados nas obras desses últimos três. De tal modo gostaria de construir uma síntese recorrendo ao descrito durante este ensaio.

3. Tudo global – tudo igual?

3.1. A internet e a sociedade em rede

“As telecomunicações são cada vez mais a infraestrutura física de um tempo-espaço emergente: o tempo-espaço electrónico, o ciber-espaço ou o tempo-espaço instantâneo.” (Santos, 2005: 47)

Nesse espaço, hoje em dia é possível comunicar, interagir, imformar-se até “viajar” com, em, sobre e a praticamente qualquer parte do mundo, pelo menos a parte maior que está interligada nos seus entremeios. A tecnologia da informação e nesta a internet, a invenção tecnológica de uso civil mais marcante da pós-modernidade, possibilita por meios de redes sociais como Facebook, Twitter, Youtube, os chamados mensangeiros instantâneos ou também um simples correio eletrónico uma forma de comunicação em tempo real sem obstáculos ou contribuição de um terceiro nela. Do meu quarto a qualquer ponto no mundo e vice-versa. Formas que deixam essa experiência parecer ainda mais “real” – ou melhor: ainda mais “visual” – são as aplicações da célebre Google como o Earth dela para contemplar lugares como não seria possível mesmo na televisão ou também o Second Life onde nós podemos “recomeçar” a nossa vida e transportá-la em qualquer sítio virtual. Nos agora temos a possibilidade de contribuir em discussões com todo o mundo, servir imediatamente para alargar o acesso livre e fácil ao saber do mundo em cada língua que existe (ou pelo mínimo naquela que sabemos falar) como na Wikipédia até comentar todo artigo num sítio de um jornal enquanto utilizadores da internet ou mesmo publicar o nosso dia-a-dia no nosso diário on-line público, nosso blogue. Com esta intensificação surgiu ao longo do tempo algo que deixa improvável que “[...] existirem lugares irredutíveis, impenetráveis às investidas de outros modos de vida, por mais remotos que os primeiros nos possam parecer ou por mais exóticas que nos soem as descrições que vemos e ouvimos dos seus habitantes e dos seus respectivos usos.” (Simões, 2008: 127)

[...]

Excerpt out of 8 pages

Details

Title
Globalização hoje em dia
Subtitle
As suas formas nos aspectos culturais e comunicacionais e o impacto sobre a percepção de "global" e "local"
College
University of Porto
Grade
2,3
Author
Year
2010
Pages
8
Catalog Number
V232786
ISBN (eBook)
9783656496632
ISBN (Book)
9783656497554
File size
479 KB
Language
Portugues
Tags
globalização
Quote paper
Harry Körner (Author), 2010, Globalização hoje em dia, Munich, GRIN Verlag, https://www.grin.com/document/232786

Comments

  • No comments yet.
Read the ebook
Title: Globalização hoje em dia


Upload papers

Your term paper / thesis:

- Publication as eBook and book
- High royalties for the sales
- Completely free - with ISBN
- It only takes five minutes
- Every paper finds readers

Publish now - it's free