Emoções nas Redes Sociais


Academic Paper, 2019

15 Pages, Grade: 14


Excerpt

Indíce

Emoções nas Redes Sociais

Resumo

Introdução

APRESENTAÇÃO DA PESQUISA
1.1. Justificativa
1.2. Objectivos
1.3. Metodologias

EMOÇÕES
2.1. Definições
2.3. Tipos de emoções

EMOÇÕES NAS REDES SOCIAIS
3.1. Função comunicativa das emoções nas redes sociais
3.2 Influencia das redes sociais nas emoções

Resultados e discussão

Conclusão

Bibliografia

Resumo

Partindo do pressuposto de que a comunicação é um sistema circular, e dado o senso de liberdade e autonomia na construção de redes de interacção ligados as redes sociais, a maneira de recepção de estímulos emocionais e expressão das emoções, na era Digital, foi afectada. De facto, as redes sociais, tais como Facebook, Instagram, Gmail, YouTube entre outros, são plataformas autênticas que influenciam no ser e estar emocional de um indivíduo. Neste sentido, com base na revisão literária e observação das redes sociais, este artigo visa demonstrar de forma geral a aplicabilidade das redes sociais para influenciar nas emoções básicas do indivíduo. E numa perspectiva comunicativa, olhar para as expressões emotivas nas redes como forma de comunicar. Os resultados demonstram que as redes sociais servem de um canal comunicativo de emoções, apresentando estímulos e respostas emocionais. Acrescentando a ideia de que as redes sociais são grandes meios de socialização e interacção, permitido uma grande influência sobre as emoções do indivíduo, seja estas negativas ou positivas, devido a subjectividade existente na transmissão de emoções. Não menos importantes, as redes sociais apresentam emojis, que são a representação de emoções, o que facilita a comunicação emocional dos indivíduos, bem como a manipulação emocional dos indivíduos, devido ao ilusionismo.

Palavras-chave: emoções, redes sociais

Introdução

Com o advento da Internet, e com o desenvolvimento das tecnologias de comunicação, o mundo está a torna-se progressivamente dependente da tecnologia para comunicar, e as plataformas de interacção, se tornaram grandes redes de contacto e relações, através da fácil socialização, porem as mesmas têm influenciado em demasiado a parte emotiva dos usuários, com a recepção de estímulos emotivos e reacção aos mesmos através de partilha e compartilha de emoções, porque trazem consigo o factor ilusória e a subjectividade.

Com o uso das redes sociais, as emoções não são mais limitadas a exteriorização de emoções individualmente e nem a um indivíduo específico. As redes sócias permitem uma exteriorização, bem como a interiorização de emoções abrangentes e em grupos. Não obstante, estas plataformas permitem aos usuários expressar emoções através das sensações de outrem, acrescentando ao facto de que as redes permitem aos indivíduos compartilhar emoções com um número extensivo de pessoas, desenvolvendo deste modo relações emotivas.

Deste modo, este trabalho debruça sobre as emoções nas redes sociais e tem como objectivo geral analisar as emoções nas redes sociais. Com o objecto de estudo as emoções mas redes sociais, com o enfoque o Facebook.

O trabalho está dividido em três partes. A primeira é a apresentação geral do artigo: a apresentação dos objectivos, justificativa, e métodos. A segunda compõe a revisão literária, com a apresentação de definições e tipos de emoções, contextualização de emoções nas redes sociais e como as redes sociais influenciam nas redes sociais. Em seguida apresenta-se os resultados e análise dos dados. E por fim apresenta-se o resultado da pesquisa.

APRESENTAÇÃO DA PESQUISA

1.1. Justificativa

As redes sociais são plataformas criadas para a criação de relações e interacção, e que cada vez mais tem se tornado um convénio de recepção de estímulos emotivos e um meio também de expressar emoções, esta e a razão para a pesquisa no tema emoções nas redes sociais, sustentada na ideia de que apesar de as emoções do mundo virtual serem ilusórias, elas influenciam nas emoções reais do mesmo.

1.2. Objectivos

Geral

Analisar as emoções nas redes sociais

Específicos

- Demonstrar de forma geral a aplicabilidade das redes sociais para influenciar nas emoções básicas do indivíduo.
- Demonstrar a função comunicativa das expressões emotivas nas redes

1.3. Metodologias

No presente trabalho foi feito a combinação dos dois tipos de metodologias na colecta de dados; a quantitativa e a qualitativa, com o enfoque em duas técnicas: a observação e a revisão literária. Tendo em conta o objectivo geral, analisar as emoções nas redes sociais, existe uma necessidade de observar as redes sociais de forma a demonstrar a sua influência nas emoções do indivíduo, bem como rever a função comunicativa dessas emoções e fazer uma combinação com a revisão literária de modo a obter resultados credíveis e validos.

EMOÇÕES

2.1. Definições

Na sua pesquisa, O ABC DAS EMOCOES BASICAS (2015), Arruda menciona que não se tem ainda uma unanimidade na definição de emoção, apesar da presença da mesma em toda a vida do ser humano, sustentando-se na conclusão de Riva et al. (2007) de que as emoções são “provavelmente um dos aspectos menos compreendidos da experiencia humana (Arruda, 2015, 4), trazendo consigo esta complexidade para a sua definição. Assim, a emoção é definida por Roazzi et al (2012:6) como sendo “um fenómeno complexo, que envolve todo organismo”. Os autores acrescentam ainda que tal complexidade de definição e significação produz dificuldades para o estudo das emoções. Deste modo, Silva (2011) citado por Arruda (2013:6), aponta que a emoção está sujeita a grandes variações, e é dependente de vários factores externos e internos (que podem variar desde a saúde física, psicológica, estímulos sociais, crenças, etc.), por consequência existe esta falta de consenso na sua definição.

Assim, apresenta-se algumas definições representativas de emoção:

Para Pinto (2001:12) “emoção é uma experiencia subjectiva que envolve toda a mente e o corpo”, quer isto dizer que a “emoção e uma reacção complexa desencadeada por um estimulo …”. Damasio (2000), citado por Arruda (2014:16), define emoção como uma “variação psíquica e física, desencadeada por um estímulo, subjectivamente experimentada e automática e que coloca o indivíduo num estado de resposta ao estímulo”. Sendo assim, a emoção é uma reacção provocada por algum estímulo, que pode ser um sentimento ou um acontecimento.1

E, para Ekman (2011) as emoções determinam a qualidade de vida dos indivíduos e ocorrem em cada relacionamento do ser humano, colocando em destaque a relação entre os indivíduos para a criação de emoções. Deste modo, as relações do indivíduo constituem a base para o surgimento de emoções.

[...]


1 https://www.significados.com.br/emocoes/

Excerpt out of 15 pages

Details

Title
Emoções nas Redes Sociais
Grade
14
Author
Year
2019
Pages
15
Catalog Number
V492533
ISBN (eBook)
9783668988514
ISBN (Book)
9783668988521
Language
Portugues
Tags
Redes sociais, emocoes
Quote paper
Nilza Moiane (Author), 2019, Emoções nas Redes Sociais, Munich, GRIN Verlag, https://www.grin.com/document/492533

Comments

  • No comments yet.
Read the ebook
Title: Emoções nas Redes Sociais



Upload papers

Your term paper / thesis:

- Publication as eBook and book
- High royalties for the sales
- Completely free - with ISBN
- It only takes five minutes
- Every paper finds readers

Publish now - it's free