Esta dissertação apresenta mães cujos filhos foram assassinados, aqui chamadas mães órfãs, como protagonistas. A morte violenta dos filhos e as suas consequências na vida da mãe, na família e na sociedade são o cerne da investigação. A contextualização e a análise da violência baseadas em um estudo interdisciplinar trazem uma ampla discussão entre psicólogos, historiadores e sociólogos sobre a estrutura, a gênese e a configuração da violência.
Em seguida, são abordadas as ricas partilhas de mães cujos filhos foram vitimados num bairro popular da cidade de Salvador/Bahia, aqui cuidadosamente diagnosticado. Essa análise da violência e os depoimentos da pesquisa qualitativa no campo formam o ponto de partida para uma ação pastoral.
A parte pastoral traz contribuições ao acompanhamento das mulheres que sofreram a perda dos próprios filhos, como também à compreensão e ao enfrentamento da violência. As propostas concretas trazidas pelas mães das vítimas em relação à escuta empática, à ritualização da perda e à organização da luta ajudam na atuação pastoral no campo.
A fundamentação teórica da análise da dissertação surge dos escritos de teólogos Johann Baptist Metz, Jon Sobrino e Jürgen Moltmann e dos cientistas sociais Rosa María Moreno Rodriquez, Walter Truett Anderson, Maria Antonieta Pisano Motta e Luzia Fátima Baierl.
A ênfase central é dada à memória das vítimas, no processo do trabalho de luto, que leva à elaboração da teologia da reconciliação e da esperança, contexto adequado para a ação missionária na construção do Reino de Deus.
Inhaltsverzeichnis (Table of Contents)
- Agradecimentos...
- Resumo
- Abstract
- Abreviaturas e siglas
- Introdução geral..
- Capítulo 1
- Configuração da violência..
- Introdução......
- 1.1. Estrutura psico-antropológica da violência.
- 1.2. Colonização como gênese da violência estrutural...
- 1.3. Violência em torno de mercado e lucro: o capitalismo tardio no Brasil
- 1.4. Configuração da violência baiana .
- Capítulo 2
- Sistematização de narrativas de dor
- Introdução...
- 2.1. Fenômeno da violência..
- 2.1.1. Violência policial
- 2.1.2. Narcotráfico.......
- 2.1.3. Falta da estrutura familiar
- 2.2. Ausência de Justiça e de autodefesa...
- 2.2.1. Vista pela “mulher pobre, preta, já velha, mas direita”.
- 2.2.2. Na política .
- 2.2.3. Autodefesa...
- 2.3. Justiça de Deus – tarda, mas não falha.
- 2.3.1. Fé em Deus.....
- 2.3.2. Apoio da comunidade.
- 2.3.3. Sujeitos de esperança
- Capítulo 3
- Elementos para uma Teologia da Esperança contextualizada.
- Introdução....
- 3.1. A partir da memória
- 3.2. A partir da realidade.
- 3.3. A partir da utopia do Reino .....
- Capítulo 4
- Trabalhar o luto, caminhar na esperança...
- Introdução......
- 4.1. Intensificar a escuta.
- 4.2. Ritualizar a perda
- 4.3. Horizontes de luta.......
- À guisa de conclusão.......
Zielsetzung und Themenschwerpunkte (Objectives and Key Themes)
Esta dissertação visa analisar a experiência de mulheres que perderam seus filhos vítimas da violência em Salvador/Bahia, explorando os impactos dessa perda em suas vidas e como a fé e o apoio comunitário se tornam fontes de esperança e resistência diante da dor. A obra busca compreender o papel da missão cristã em contextos de violência, buscando oferecer caminhos para o acolhimento e o acompanhamento espiritual das mães enlutadas.
- Violência e sofrimento em Salvador/Bahia
- Experiência da perda e o luto das mães
- Resiliência e esperança em contextos de violência
- O papel da fé e do apoio comunitário
- A missão cristã em contextos de sofrimento
Zusammenfassung der Kapitel (Chapter Summaries)
O primeiro capítulo aborda o panorama da violência em Salvador/Bahia, contextualizando-a historicamente e analisando as suas raízes sociais, políticas e econômicas. O segundo capítulo mergulha nas narrativas de dor das mães, explorando a violência como fenômeno multifacetado e suas consequências devastadoras, destacando a ausência de justiça e a busca por consolo e esperança. O terceiro capítulo apresenta uma Teologia da Esperança contextualizada, explorando a memória, a realidade e a utopia do Reino como fontes de força e esperança para as mães enlutadas. O quarto capítulo, por fim, discute a importância de trabalhar o luto e fortalecer a esperança, com foco em ações práticas como a escuta acolhedora, a ritualização da perda e a construção de horizontes de luta.
Schlüsselwörter (Keywords)
Violência, luto, esperança, missão cristã, Salvador/Bahia, mulheres, fé, comunidade, teologia da esperança, Brasil, capitalismo tardio, pobreza, narcotráfico, violência policial, justiça, apoio comunitário, resiliência, trauma, sofrimento, acolhimento, acompanhamento espiritual.
- Quote paper
- Regina Reinart (Author), 2010, Missão em contextos de violência. Desespero e esperança de mulheres cujos filhos foram assassinados em Salvador/Bahia, Munich, GRIN Verlag, https://www.grin.com/document/703418