O Relacionamento entre Jesus e as testemunhas da sua Ressurreição


Seminar Paper, 2002
14 Pages

Excerpt

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. O RELACIONAMENTO ENTRE JESUS E AS MULHERES
2.1. O Contexto histórico das mulheres
2.2. O Encontro com as mulheres
2.3. O Encontro com Maria Madalena

3. O RELACIONAMENTO COM OS DISCÍPULOS
3.1. Os Discípulos de Emáus
3.2. Os onze discípulos

4. CONCLUSÃO

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

1. INTRODUÇÃO

Depois da ressurreição, da grande vitória de Jesus Cristo sobre a morte, o pecado e o diabo, ele ainda continuou a viver aproximadamente 6 semanas aqui na terra. Mesmo para os seus discípulos e outros pessoas que Jesus tratava com intimidade antes da sua morte, era difícil crer numa ressurreição do mestre deles. Era até possível crer num túmulo vazio, mas crer numa ressurreição sem revelação específica da parte de Jesus como a Bíblia mostra era impossível.

A Bíblia nos fala que nas aparições de Jesus nas mais ordinárias circunstâncias como um jantar particular, dois homens andando por uma estrada, uma mulher chorando num jardim, alguns pecadores trabalhando num lago, as pessoas começaram a entender a realidade da ressurreição do Filho de Deus. Este trabalho quer descrever esses encontros de Jesus com as poucas pessoas que viram Jesus pessoalmente antes da ascensão dele. A ênfase dessa monografia está no relacionamento entre as testemunhas da ressurreição e Jesus Cristo.

Thomas Howe e Norman Geisler falam de doze aparições de Cristo depois da ressurreição1. Eles colocaram além das 9 aparições conhecidas também representadas na Apostila de Vida de Cristo de Paulo França2, a aparição para Tiago (1 Co 15:7), para todos os apóstolos (At 1:1-4) e para Paulo (1 Co 15:8, At 9:19). Essa monografia vai destacar o contato de Jesus com as mulheres e os discípulos. A aparição com Paulo se encaixa depois da ascensão de Jesus e assim não será apresentada neste trabalho.

2. O RELACIONAMENTO ENTRE JESUS E AS MULHERES

Nem tribunais judeus aceitavam o testemunho de mulheres, mas a primeira testemunha do Jesus ressurreto é uma mulher.

As mulheres descritas nos parágrafos a baixo se tornaram durante a vida de Cristo cada vez mais importantes. São elas que estavam quase sempre presentes aonde Jesus estava (Lc 23.55). Houve aquelas que não apareceram muito, mas que Deus usou de maneira maravilhosa. E assim a primeira pessoa que pôde ver o milagre da ressurreição do Senhor Jesus, o começo de uma nova história da humanidade, foi uma mulher, Maria Madalena. Marcos a descreve ela capítulo 16 verscículo 10 como aquela “de quem [Jesus] havia expulsado sete demônios”.

2.1. O Contexto histórico das mulheres

Antes de falar mais especificamente sobre a pessoa de Maria Madalena e as outras mulheres é essencial entender a posição da mulher na sociedade no século primeiro para descobrir o profundo significado do relacionamento de Jesus com as mulheres também depois da sua ressurreição. Existem no primeiro século diferentes opiniões sobre a posição da mulher na sociedade e é difícil descrever um panorama claro das idéias ou padrões do judaísmo com as mulheres, nem o comportamento com elas. O trabalho vai mostrar resumidamente alguns conceitos especificamente negativos sobre a mulher naquela época para destacar a diferença da atitude de Jesus com as primeiras testemunhas da sua ressurreição .

Em termos sociais o lugar, da mulher era considerado exclusivamente doméstico. Os seus deveres eram executar as tarefas no lar e elas eram obrigadas a obedecer os seus maridos até a ação de lavar os pés, que era uma tarefa que nem os escravos eram obrigados a fazer. Dentro deste ambiente doméstico as mulheres tinham uma certa influência, vendo que o lar era o centro da vida comunitária. A obediência exigida da mulher para o seu marido era um dever cultural-religioso daquela época, mas não um dever cristão.

Olhando mais para a área pessoal entre homem e mulher, podemos descobrir que no casamento a moça com talvez só 12 anos e meio passava o poder do pai para o marido. Na vida conjugal os homens em pecados morais eram quase sempre considerado como inocentes. A mulher era apedrejada no caso de adultério, o companheiro não (Jo 8:3-11). A idéia de tratar a mulher quase como objeto de sua propriedade era largamente aceita. Assim o homem podia se divorciar de sua esposa a qualquer momento, sem ter ou citar um motivo. Ele podia manda-la em bora, quando ele quisesse.

As mulheres não gozavam de uma educação superior. Na cultura judaica nem era permitido que meninas freqüentassem as escolas. Elas aprenderam a ler. De modo geral as mulheres não eram consideradas capazes de aprender muito mais do que as artes domésticas.

Especialmente na esfera religiosa se mostra a inferioridade das mulheres naquela época. Elas não podiam participar ativamente no culto judaico. A presença da mulher não contava como necessária para se realizar o culto na sinagoga. As mulheres tinham que ficar numa sala especial no templo.

Vindo da cultura grega, também a cultura romana influenciava o conceito judeu sobre as mulheres. Elas eram visto como por natureza inferiores aos homens. Mesmo que cronologicamente Maria Madalena chegou antes das outras mulheres a ver Jesus, o trabalho destaca primeiro o encontro com as outras mulheres, para depois mostrar o relacionamento especial com Maria Madalena.

[...]


1 GEISLER, Norman, HOWE, Thomas. Manual popular de d~vidas e Enigmas e “Contradições” da Bíblia. São Paulo: Mundo Cristão, 1999. p. 375

2 FRANÇA, Paulo. Vida de Cristo. Atibaia: SBPV, [s.d.]. p. 65 2

Excerpt out of 14 pages

Details

Title
O Relacionamento entre Jesus e as testemunhas da sua Ressurreição
College
Seminário Bíblico Palavra da Vida  (Atibaia / São Paulo - Brasilien)
Author
Year
2002
Pages
14
Catalog Number
V166450
ISBN (eBook)
9783640825431
ISBN (Book)
9783640825158
File size
456 KB
Language
Portugues
Tags
relacionamento, jesus, ressurreição
Quote paper
Rouven Hönes (Author), 2002, O Relacionamento entre Jesus e as testemunhas da sua Ressurreição, Munich, GRIN Verlag, https://www.grin.com/document/166450

Comments

  • No comments yet.
Read the ebook
Title: O Relacionamento entre Jesus e as testemunhas da sua Ressurreição


Upload papers

Your term paper / thesis:

- Publication as eBook and book
- High royalties for the sales
- Completely free - with ISBN
- It only takes five minutes
- Every paper finds readers

Publish now - it's free